Saturday, October 29, 2011

Deus conhece o teu coração!


A paz do Senhor a todos os nossos irmãos em Cristo Jesus, nossa palavra de hoje está baseada no livro de 2 Reis 4, onde no verso 8 temos: " Sucedeu também certo dia que Elizeu Suném, onde havia uma mulher rica que o reteve para comer, e todas as vezes que ele passava por ali, lá se dirigia para comer." O profeta Elizeu sucedeu Elias, Elizeu era conhecido como o profeta de fogo, pois para tudo pedia que Deus enviasse do Céu fogo, e assim era atendido.
Temos aqui a mulher Sulamita, ao qual seu nome significa perfeição, a mulher que era perfeita. Elizeu conheceu essa mulher que era bem rica, por andar pelas cidades falando do evangelho, aqui não nos diz que a riqueza dela provinha do marido, e sim que ela possuía o dinheiro, talvez proveniente de alguma herança.
Seguindo o texto vemos que Elizeu passava até a casa dela para fazer as refeições, e após seguia a sua viagem, Elizeu trabalhava para Deus, fazia a obra do Senhor.
Essa mulher rica, era bastante observadora e ligada aos detalhes, pode perceber que Elizeu era um homem de Deus, profeta do Senhor, honesto e santo. Ela por sua vez, pensou em fazer algo de bom para Elizeu, e pensou em fazer um quarto confortável em sua casa, para que ele pudesse repousar de sua viagem. Ela então foi consultar seu marido, independente se o dinheiro era proveniente dela mesma, o poder do dinheiro estava sobre ela, mas mesmo assim não deixava de cumprir suas obrigações como esposa, era realmente uma mulher perfeita, submissa e obediente a seu marido, assim como a Bíblia orienta. As que não admitem a obediência total a seus maridos, ou acham que os tempos são outros, deviam rever melhor seus conceitos bíblicos e orarem mais para que Deus de entendimento e graça.
Assim foi feito, Sulamita tratou os servos do Senhor muito bem, os deu o melhor que podia, o profeta por sua vez, queria retribuir a ela o bem feito, ela o respondeu que estava satisfeita e contente com tudo o que tinha, com sua vida, com o lugar que morava e com  o povo que habitava.
Hebreus 13:5 nos diz : " Vossa maneira de viver estaja livre do amor ao dinheiro, ao passo que estais contentes com as coisas atuais. Pois ele disse: " De modo algum te abandonarei." 
Elizeu percebeu que a mulher não tinha filhos, viu também que o marido já era velho e que provavelmente ela ficaria muito só.  Elizeu então profetizou na vida dela que ela teria um filho, e ela não acreditou ou aceitou a profecia, pediu a ele que não mentisse sobre tal coisa, que já estava satisfeita com o que tinha.
A palavra do profeta se cumpriu e ela foi mãe. O que Deus promete, Ele cumpre. Algum tempo depois o menino faleceu no caminho ao campo, a mulher por sua vez, pegou o menino levou ao quarto de Elizeu, deixou o corpo sobre a cama e trancou o quarto. Dirigiu-se a seu marido e disse que precisa ver o profeta, porém não disse o motivo. A mulher foi sábia, guardou o problema para si mesma e foi buscar a solução em quem podia ajudar.
Geazi era o ajudante e aluno de Elizeu, porém não possuía um coração aberto, era homem malicioso e cobiçador,
não era de confiança e não servia a Deus com todo o coração. Ele queria pegar a benção que estava sobre a vida de Elizeu. Existem muitos crentes como Geazi hoje, que estão ao seu lado somente para sugar as suas bênçãos.
Geazi logo que viu a mulher correu para saber o que ela fazia ali, e em que poderia ele talvez ajuda-la, ela porém disse que estava tudo bem e que gostaria de falar com o profeta, tem coisas que você deve guardar para si, e somente falar a pessoa certa, ou em certos casos somente a Deus.
No momento que ela viu Elizeu, caiu a seus pés e chorou, ele não entendia o que acontecia com ela, Deus não havia falado ao profeta sobre o que iria acontecer com a mulher, tem horas que Deus não fala conosco, não adianta orar, esperar a resposta da boca de um profeta, do pastor, tem coisa que Deus não fala nem para o mais santo que houver na terra.
A mulher pediu explicação sobre aquele acontecimento, isso pode se encaixar com o que você está passando no momento, essa mulher estava feliz e satisfeita com o que tinha, não precisava de mais nada em sua vida e entrou nessa grande tribulação. Assim também com você, não pediu para estar no lugar que você está, o que está passando e por que Deus está calado e não realizou o milgre que você precisa.
Geazi foi até o menino, levou o cajado de Elizeu, orou porém nada aconteceu, Elizeu foi e fez a mesma coisa e nada aconteceu também.
Tem momentos que mesmo você sendo homem de Deus, cheio do Espírito Santo, sendo de oração e de jejum, pede respostas e milagres e nada acontece.
Elizeu não entendeu o que estava acontecendo, mas ele não desistiu, se consagrou e voltou a ir até o menino, fez a mesma oração e o menino espirrou 7vezes e ressuscitou.
Geazi observou aquilo e Elizeu continuou curando e sendo muito usado por Deus no meio do povo, curou Naamã da lepra, Elizeu não aceitou nenhuma recompensa nem da mulher nem de Naamã, porém Geazi cobiçou o dinheiro e voltou até Naamã e disse que o profeta tinha mudado de idéia e queria a recompensa. Quando Geazi voltou do encontro com o rei, Deus já tinha revelado ao profeta o que Geazi havia feito, e o profeta lançou sobre ele e toda as suas gerações a praga da lepra. O profeta orientou Sulamita que ela teria que viver 7 anos em uma outra terra distante, quando a mulher retornou a sua terra natal, percebeu que tinha perdido tudo, todas as terras e riquezas, o rei ouvindo tudo o que tinha acontecido e sabendo o milagre feito na vida dela, restituiu a mulher em dobro. Deus honra os seus servos fieis a Ele.
Embora no caminho haja muitas lágrima, muitas lutas e tristezas, Deus te chamou para ser vitorioso e Ele vai te honrar na hora certa.
A mulher mesmo perdendo tudo e inclusive sua maior riqueza que era o seu único filho, somente um milagre podia restituir a vida do filho e o que ela tinha perdido, e Deus fez nada vida dela.
Deus faz milagres, vai te surpreender, Ele é contigo, você é precioso do Senhor, assim como a mulher que era inteligente, rica, serva do Senhor, Deus mostrou que nada aconteceria através das mãos dela e sim das mãos do Senhor. É Ele que iria fazer, a mulher espera em Deus e os que esperam nele, se surpreendem. Ela estava contente com o que tinha, não pedia nada além do que já tinha, o maior desejo dela era ser mãe, mas como Deus não havia realizado ainda, não reclama e continuava grata a Deus independente da situação. Deus olha e conhece o nosso coração e assim operou o milagre na vida dela.
Você é grato a Deus tem te dado? Grato pelo lugar que você está? O trabalho que tem, o pão de cada dia? A vida que você leva?
Quando Deus olha para o seu coração e vê a gratidão e a satisfação que a nele, Ele vem e restitui tudo em sua vida, traz de volta todos os sonhos que ficaram para atrás. Quando Ele olhar e ver o seu contentamento, resgatará tudo aquilo que um dia você deixou de sonhar, e vai te surpreender.
O maior pecado que mata a benção que Deus tem preparado para ti, é a sua reclamação, aos que não tem alegria no coração e gratidão ao que Deus tem feito e não tem paciência para esperar no Senhor o que você tem pedido, acha que está demorando demais, que Deus te esqueceu e começa a reclamar com Deus, Deus não aceita a murmuração. Tomem cuidado, abençoe o que você, se alegre com sua vida, agradeça a Deus tudo o Ele já tem feito, ao menos pelo resgate de vida que Ele te deu, a esperança da sua salvação, a vida de pecado que Deus te tirou.
A mulher foi abençoada pois era fiel a Deus, não reclamava de nada, tinha um coração alegre e grato ao Senhor, aceitava a situação que Deus tinha colocado para ela, aceitava a posição que Deus tinha a colocado, era feliz independente do que acontecia, é assim que Deus abençoa o crente, não pela sua força ou sua reclamação, mas sim pelo seu coração grato, obediente e humilde com o Senhor.
Que Deus te abençoe e te guarde, fique firme com Jesus, a sua volta não demora. Mensagem pregada pelo nosso Pastor Luiz Henrique de Oliveira Senior pastor da Piebhawaii no dia 26 de Outubro  de 2011, culto noturno.

Thursday, October 20, 2011

Nosso Deus Reina para sempre.


A paz do Senhor a todos os nossos irmãos em Cristo Jesus, hoje falaremos sobre Davi, nossa passagem bíblica está no livro de Salmos 93 "  O Senhor Reina; está vestido de majestade. O Senhor se revestiu, cingiu-se de fortaleza; o mundo também está estabelecido, de modo que não pode ser abalado. O teu trono está firme desde a antiguidade, desde a eternidade tu existes. Os rios levantaram, ó Senhor, os rios levantaram o seu ruído, os rios levantaram o seu fragor. Mais que o seu ruído, os rios levantaram o seu fragor. Mais que o ruído das grandes águas, mais que as vagas estrondosas do mar, poderoso é o Senhor nas alturas. Mui fiéis são os teus testemunhos, a santidade convém a tua casa, Senhor, para sempre.
Davi era um grande adorador do Senhor, em questão de curiosidade o livro de Jo é o mais antigo de toda a Bíblia. Davi nessa passagem colocou 5 atributos a Deus, esses versos nos traz alegria ao coração. Deus é Rei de toda a glória, toda a majestade, Ele é único, antes dele ninguém existiu, antes de haver a eternidade, Ele já reinava.
Ninguém pode tirar o trono de Deus, a posição que Ele está é somente dele, Ele fez seu próprio trono de Glória. Satanás tentou tirar o trono de Deus, porém foi expulso e não teve sucesso em sua missão.
Davi foi enfraquecido no caminhar, mas se manteve firme no propósito, e pode constatar que Deus é Rei todo poderoso, que não há outro como o nosso Deus, aquele que era, que é e que há de vir. Toda a plenitude e a glória somente pertencem a Deus.
Se prestarmos atenção no barulho das ondas vemos uma dimensão grandiosa, uma grande cachoeira por exemplo, como Davi no verso 3 compara o poder que Deus tem com essa magnitude do barulho das águas. 
Não sabemos onde Deus está exatamente, não vemos o lugar do trono dele, porém Ele te conhece perfeitamente, Ele olha para você a todo o tempo, sabe o que você precisa, conhece o seu coração e a vitória é sua pelo nome de Jesus.
Ele é Deus todo poderoso, conhece toda as coisas, sabe do nosso deitar e do nosso levantar, tem toda a nossa vida nas mãos dele, sabe de nossas necessidades, das fraquezas e das qualidades, sabe o que você tem buscado, o que tem te afligido, Deus existe, mesmo pensando que Ele está muito longe, Ele está conosco, após os astros, da constelação, do céu, lá está o nosso Deus vivo, olhando para cada um de seus filhos preciosos. Não se preocupe, você é criatura dele, Ele te conhece perfeitamente, está preparando tudo para que a benção chegue até você. Em breve a vitória chegará em suas mãos. Não pense que Ele esqueceu de você, está apenas preparando o caminho para que você alcance a benção.
No verso 4 vemos Davi falar do barulho do mar, de muitas águas, imagine João falando com Deus e de repente ouviu um barulho estrondoso de muita água. Por isso a igreja do Senhor faz barulho, glorifica a Deus, se alegra na presença do Senhor, representando o barulho de muitas águas, onde há barulho de água é porque há vida, onde há vida, a presença do Senhor está.
Davi era uma adorador e louvava a Deus. Existe diferença de adorar e louvar, louvar você abre a sua boca e louva e louva versos cantados a Deus, mas adorar é entrar na profundeza do Senhor, e falar através de sua alma, é encantar e edificar o nome do Senhor através de seus lábios. Exalta o nome do seu Deus, diz a Ele o quanto você o ama,  mesmo estando estando na luta, passando por aquele problema difícil, uma notícia de morte familiar e você nem se quer pode estar no enterro, está naquele momento contando as moedas para pagar o aluguel, é esperar no Senhor aquele namoro, o noivado e o casamento que parece estar tão longe de acontecer. É estar na moenda de Jeová e continuar levantando a sua mão e adorando ao Senhor, independente da solução Ele continua sendo Deus na sua vida.
A palavra de Deus é fiel, e vai se cumprir em sua vida, o que Deus falou ninguém pode impedir que se cumpra, pode passar o mar, o Céu e a terra, mas a palavra de Deus não deixará de se cumprir. O que Ele te prometeu vai acontecer.
No verso 5 vemos Davi falar sobre a questão da santidade, antigamente apenas o sumo sacerdote podia ser santificado e entrar no santo dos santos para falar com Deus, se o sino que ele carregava em seus pés não tocasse enquanto ele estava lá, era sinal que ele não estava em santidade e assim foi morto por Deus. Hoje o sangue de Jesus nos lavou e fomos sarados, a santidade é a expressão de uma total separação, de algo especial, Deus separou você para que estivesse hoje aqui, Ele tirou do lugar onde você vivia e preparou para que esse lugar fosse a sua nova morada, Ele junta um por um, trazendo de todos os lugares e formas diferentes, santificando cada um, para que a obra dele venha se cumprir.
Ele é Deus, quem separa os seus escolhidos, que transforma cada ser, para que sejam corpo desse rebanho. Deus te escolheu meu amado, você é plano de Deus, especial e importante para o Senhor.
Como Davi menciona aqui "  A santidade convém a tua casa" .Você é parte da obra do Senhor, quanto mais santo você for, mais se achegará a Deus, mais será amigo do Senhor, quando você ora, coloca seu joelho no chão e pede ao Senhor, talvez você acredite que a benção está demorando, ou sua oração n ão tenha valor, porém a luta dos demônios quando você ora é muito grande, eles olham para ti em oração zombam de ti por mais uma vez pedir a mesma coisa, tentam impedir que sua oração seja atendida, lutam contra ti diariamente, porém você não desiste, persevera em orar, dia após dia, até que aqueles demônios passam a ouvir um barulho estrondoso de águas, e Deus vem afrente entrando com providência, derrubando tudo e entregando a sua benção.
Essa terra não alegra os crentes, passamos apertos, problemas vem contra nós, nos entristecemos, tentam nos desanimar, mas isso ocorre porque não pertencemos a esse mundo, nosso lugar é no Céu. Esperamos somente a volta de Jesus.
Talvez você não entenda o porque de passar por um caminho tão estreito, o deserto muitas vezes, mas tem que entender que é necessário para que no final você receba aquela benção tão esperada, e a vitória vem com sabor de mel.
Deus te fez promessas, Ele está lá de cima olhando todos os caminhos estreitos que você tem passado, mas Ele está olhando para ti, te reforçando espiritualmente e trabalhando em prol de sua causa.
O maior conflito que Davi passava era na área sentimental, ele não se abria com sua esposa, não tinha ninguém além de Deus para desabafar, contar seus problemas, chorar suas tristezas, dividir os medos e os conflitos internos. Somente entregava aos pés do Senhor.
Assim também é contigo amado, seu pai não vai entender que você tem contado moeda para pagar o aluguel, que o seu casamento passa por luta e você não pode dividir o problema com o parente próximo, porque não tem, que a sua solidão tem sido grande, mas você tem passado tudo calado, que ninguém vai entender o por quê dessa situação, mas o Senhor sabe de todas as coisas, Ele sim te entende.
Por isso Deus respondeu para Paulo que o poder Dele, se aperfeiçoava na fraqueza de Paulo. Você quando está forte não ora metade do que quando você está no problema, naquela dificuldade, achando que somente um milagre pode resolver, ai sim você se entrega, se enche da presença de Deus, busca a face do Senhor, se humilha na presença dele.
Por fim Davi no último verso nos fala sobre a questão da santidade, no Céu não entra ninguém em pecado, não há hipocrisia ou se pode tentar encobrir o erro, só entra santificado do Senhor, homens e mulheres de compromisso.
A Casa do Senhor deve ser santa, Ele não vê aparência, mas sim o coração, mais vale para o Senhor, 2 pessoas santificadas o adorando, do que 25.000 em um igreja coberta de ouro com pessoas preocupadas em receber benção, Deus se preocupa com qualidade e não quantidade.
Deus te trouxe até a Igreja porque Ele tinha um plano para a sua vida, não pense que foi a toa, ou que foi por causa da vontade de qualquer homem, você ter entrado na igreja, ter sentido o seu coração queimar por Jesus, ter aceitado a Ele como salvador, ter mudado a sua vida por inteiro, foi porque assim Deus planejou.
Deus está no controle de todas as coisas, Ele é soberano e poderoso, descanse no Senhor, se santifique, e espere no Senhor que te escolheu e chamou para essa grande obra, a vitória é certa em Cristo Jesus, confie!
Que Deus te abençoe e te guarde, fique firme com Jesus, a sua volta não demora. Mensagem pregada pelo nosso Pastor Luiz Henrique de Oliveira Senior pastor da Piebhawaii no dia 19 de Outubro  de 2011, culto noturno.


Thursday, October 13, 2011

O principio do fim.


A paz do Senhor Jesus a todos, nossa palavra hoje se baseia inicialmente no livro de Mateus cap. 24 do verso 1-13.
No tempo atual, vivemos o que foi profetizado pelos profetas do passado, Isaías profetizou sobre Jesus, 700 anos antes de sua vinda.
Podemos notar que de Gênesis a Apocalipse, o como Deus se preocupa com o povo escolhido, que são os judeus, a descendência de Israel, no's somos os gentios, os que não tem a genealogia judia.
Existem muitas diferenças entre os judeus e os gentios, principalmente no que se trata da cultura e da crença.
Jesus aqui em Mateus, nos diz sobre a sua volta, de como o mundo estaria nos tempos finais. No's não conhecemos a Jesus pessoalmente, não podemos criar uma imagem daquilo que nunca vimos, a Bíblia não nos da uma descrição detalhada do perfil estético de Jesus, o que conhecemos e' o que a palavra de Deus nos diz e o que o Espírito Santo nos revela.
Aqui nos fala sobre o principio de dores, uma mulher que esta' prestes a dar a luz a um filho, sobre a peste, a fome, as doenças, os terremotos, tudo isso representa o principio de dores, e podemos ver o cumprimento a risca de tudo isso mencionado na Bíblia. Essas coisas foram escritas a 2000 anos atrás, e hoje temos a constatação verídica de todos os fatos.
Jesus não descera' a Terra quando vier buscar a Igreja, Ele ficara do alto, encoberto pelas nuvens e a Igreja sim subira' para encontrar a Jesus, se você não acredita e' porque ainda não esta salvo, pois quem crê na Bíblia como palavra de Deus, pode verificar todas as passagens relacionadas a salvação.
Quando toda a Igreja subir, ficaremos em celebração por um período de 7 anos, conhecido pelas Bodas do Cordeiro, a grande festa do encontro da noiva com o noivo. Na Terra haverá um período de 7 anos de tribulação, muita guerra, dores e perseguições.
Nada que houve no mundo ate' hoje, poderá ser comparado com o que acontecera' na grande tribulação, nem mesmo o período de grande perseguição aos cristãos com a inquisição da Igreja Católica, ou mesmo o grande massacre, torturas e mortandades realizados por Hitler, a grande tribulação será indescritivelmente pior.
Haverá ainda a chance de cristãos se converterem, aceitarem a Jesus e terem a salvação. Porem aqueles ja' marcados pela besta, estarão tomados por demônios e não poderão receber a salvação.
Com certeza aos olhos humanos e' difícil aceitar e entender isso, parece filme de ficção cientifica, mas esta na Bíblia e acontecera', porem não pague para ver meu irmão.
A Igreja precisa estar preparada para a volta de Jesus, e' real.
Apocalipse 16:1-2, nos diz: " E ouvi, vinda do templo, uma grande voz, que dizia aos sete anjos: Ide e derramai sobre a Terra as taças da ira de Deus. E foi o primeiro anjo e derramou a sua taça sobre a terra, e fez-se uma chaga ma' e maligna, nos homens que tinham o sinal da besta e adoravam a sua imagem."
Uma epidemia mundial se espalhara' sobre os homens, essa será o primeiro sinal da justiça de Deus. Após será lançada as chagas malignas sobre os adoradores da besta, feridas abertas pelo corpo. 
No verso 3 " E o segundo anjo derramou a sua taça no mar, que se tornou em sangue como de um morto, e morreu no mar toda a alma vivente."
Aqui nos diz que 1/3 da agua do planeta será contaminado, completamente apodrecido, o homem pode ate' ficar um grande período de tempo sem ingerir alimento, porem sem agua ele não sobrevive.
" Quem crê e for batizado será salvo, porem quem não crê já esta contaminado",
Verso 8 " E o quarto anjo derramou a sua taça sobre o sol, e foi-lhe permitido que abrasasse  aos homens o fogo."A terra ficara' muito quente, muitos morrerão queimados. São sete taças no total que serão elementos para o cumprimento da justiça de Deus, 7 são os anos que a grande tribulação durara', os homens morrerão e sofrerão de forma muito lenta, o tempo será muito longo para eles.
A quinta taça, sera' a das dores, como antes nunca foram vistas. A sexta taça sera' o armagedom, a grande batalha, a sétima taça será a preparação para a volta de Jesus e da Igreja para o reinado do milênio.
Quem estiver com Jesus vindo junto com a Igreja, terão os seus corpos glorificados, e a morte e os demônios não poderão tocar.
Em Isaías 65, nos fala sobre a bondade do homem, as boas ações  não representam passaporte de entrada para os Céus, o que permite a sua entrada no Céu e' o sangue de Jesus.
Quando abrimos nosso entendimento e aceitamos a Jesus, deixamos nossa vida, nossas coisas do mundo,  os prazeres anteriores, para sim passarmos a viver a vontade de Deus, ser guiado pelo Espírito Santo.
Hoje vemos a inversão de papeis quanto a criação dos filhos, os dias são muito maus, a Igreja não pode fechar os olhos, você que duvida da Bíblia e de suas verdades, que contraria a palavra de Deus, que vai para a Igreja por religiosidade, por questão de costume, que acredita fazer o bem, que já criou o habito de uma ou duas vezes na semana ir ate' a Igreja, levanta a sua Mao porque todo mundo levanta, repete os gestos e palavras do irmão do lado, para não ficar sem jeito dentro da Igreja, tome cuidado, o tempo passa rápido, cuidado para não ser tarde para remição. Reveja as suas atitudes como cristão, se auto avalie.
Céu, tribulação e inferno, são realmente coisas existentes, coisas que devem ser levadas com seriedade. Sabemos que a vaidade, o orgulho e os prazeres do mundo são características do ser humano,.
A vida e' curtíssima, mas o homem que gosta mais das coisas desse mundo, o lazer, o dinheiro, as belezas terrestres, deve vigiar e que Deus possa ter misericórdia desses.
Em Ezequiel 39:1-7, nos fala sobre o maior sepultamento da historia, serão 7 meses enterrando mortos. Essa e' a verdade de Deus, Jesus não demora para buscar a Igreja, devemos estar preparados.
  • Como vai a sua vida com Deus?
  • Sua intimidade com o Pai esta bem?
  • Você tem certeza de sua salvação?
São perguntas que devemos nos fazer, e ter a certeza da resposta, porque a duvida e confusão pertencem ao diabo e não a Deus.
No Céu só entrarão os lavados e remidos no sangue de Jesus. Hoje vemos tantas pregações erronias e baratas, e' a prosperidade financeira, o copo com agua da cura, a unção milagrosa do azeite, unção vem somente de Deus, o diabo não tem medo de azeite, ele tem medo e' de crente cheio do Espírito Santo, conhecedor da verdade da palavra de Deus.
E' melhor você ter uma vida moderada no meio dos plebeus, do que conhecer um lado de luxuria e conforto que esse mundo oferece e que desagradam a Deus, correndo o risco de perder a sua salvação.
Morar no Céu, adorar a Deus todo o momento, ter a verdadeira paz e morar no paraíso eternamente, essa sim e' a melhor riqueza de todas.
Os cães são os desviados da Casa de Deus, não estamos falando dos que estão congregando em outra igreja, que foram com a direção de Deus, mas sim daqueles que abandoram, que se rebelaram, que desistiram dos caminhos do Senhor.
Devemos sim nos preocuparmos com a nossa salvação em todo momento, vigiarmos nossa vida, atos e pensamentos. Nos achegarmos mais a Deus e menos as coisas desse mundo, aos que são pais, orientem e guardem os caminhos dos seus filhos com o Senhor, pois aqueles que assim não fizerem serão cobrados pela vida de seus filhos. A família deve chegar junta aos Céus.
Irmãos, e' tempo de nos guardarmos para Deus, fecharmos todas as brechas, ganharmos almas para Deus, Jesus esta voltando, que possamos subir como Igreja, nosso lugar e' no Céu.

Que Deus te abençoe e te guarde, fique firme com Jesus, a sua volta não demora. Mensagem pregada pelo nosso Pastor Luiz Henrique de Oliveira Senior pastor da Piebhawaii no dia 12 de Outubro de 2011, culto noturno.

Thursday, October 6, 2011

Aprendendo sobre o Jejum!



A paz do Senhor a todos os amados que acompanham o nosso blog, nossa palavra hoje vai nos fazer entender o que e' o jejum, como devemos fazê-lo, de qual maneira e o motivo de ser realizado. Muitos pensam que o jejum e' simplesmente o fato de não se comer por um determinado período, mas não amado irmão, vamos entender a importância e a complexidade do jejum.
2 Cronicas 20:03 " Então Josafa temeu e por-se a buscar ao Senhor, e apregoou jejum em todo o Judá."
Qual o significado do Jejum? Muitas pessoas entendem de maneira erronia o que e' o jejum e o fazem também de maneira confusa. O homem que mais jejuou ate o momento em nossa atualidade, conseguiu o período máximo de 49 dias, um oriental que conseguiu esse período mais longo. Não foi colocado do livro dos recordes devido não ser considerado uma categoria saudável para tal. Esse medico conseguiu tal façanha, porem ele bebia agua. O jejum para ser considerado jejum não deve ser feito com a ingestão de líquidos, incluindo a agua, por tanto não deve ser feito mais do que 3 dias, pois esse e' o limite máximo do nosso corpo humano. Agua deve ser utilizada, não e' quebra do jejum, aqueles após 3 dias, devem ser ingerida agua.
Aqui no texto acima, nos diz respeito do jejum feito em todo Judá, e vimos que Josafa sentiu medo, não e' pecado sentir medo. Todo o ser humano, sente algum tipo de medo, talvez seja medo de altura, de algum animal, de ver algum acidente de transito. Assim também ocorreu com Josafa, que sentiu medo, e a melhor maneira que ele conseguiu para achar solução daquele problema que o afligia, foi realizando o jejum, porem o jejum não muda a Deus, não e' um mandamento,mas ele fortalece o crente.
Na bíblia não existe nenhum versículo indicando que o jejum e' algo obrigatório ao cristão, existem 4 tipos de jejum, aos quais são:
  • Parcial
  • Absoluto
  • Coletivo
  • Total
O Total, pode ser colocado dentro do absoluto, aquele onde não há nenhuma ingestão de comida ou bebida. O ser humano e' o único ser vivente que possui duas vidas, uma vida física e uma vida espiritual. A do corpo carnal, seus membros, e também a sua vida espiritual, a grande diferença entre um e outro e' que, o que você realiza através de sua vida física, reflete completamente em sua vida espiritual. Por tal razão devemos tomar cuidado com nossa vida física, para assim termos uma vida espiritual saudável.
O jejum você mortifica a sua carne, para fortalecer a sua alma. Existem muitos tipos de jejum, de fundo politico, uma mera dieta, algo apenas momentâneo, porem o jejum com finalidade espiritual, deve ser destinado a Deus e feito com exclusividade para Deus. O jejum só deve ser feito através da oração, uma coisa funciona junto com a outra, deve ser levantado o motivo especifico do jejum, não e' para ser feito através de vários motivos diferentes. Deve ser tratado um foco. Você deve estar preparado para o jejum, a sua ira deve ser quebrada, porque não adianta fazer através da reclamação e da ira, por você não estar comendo ou bebendo.
Deve ser estipulado o seu período de jejum, se você não toma café normalmente, então você não pode ser considerado o seu período da manha como café, pois isso não faz parte do seu dia- a - dia.
Levítico 23: 27 " Mas, aos dez deste sétimo, será o Dia da Expiação, tereis santa convocação, e afligireis a vossa alma, e oferecereis oferta queimada ao Senhor."
Aqui em Levítico, nos explica, sobre o jejum coletivo, para que eles entendam e se mortifiquem pelos seus pecados. Ate hoje os judeus cumprem esse ritual do jejum coletivo, a festa da espiacao, não tomam banho com sabonete, creme,, não tem relação intima entre marido e mulher, não se alimentam ou bebem nenhum liquido, jejum total de um por do sol ao outro do próximo dia.
Isso e' um pedido de ajuda a Deus pela remição de nosso pecados, feito entre um grupo de pessoas.
O jejum e' algo de busca, de devoção e de leitura da palavra de Deus, e' destinado diretamente para Deus, devemos estar ligados a Deus, nos abstermos do mundo, o foco e' espiritual para o Senhor.
Lucas 4:2 " E quarenta dias foi tentado pelo diabo, e, naqueles dias, não comeu  coisa alguma, e terminados, teve fome.
Podemos nos perguntar, por que Jesus não jejuou mais de que Moisés, mais do que Elias? podemos chegar a conclusão, que Ele poderia ficar ate um ano de jejum, mas Ele não quis ser maior do que ninguém, Jesus foi levado pelo Espírito para o deserto, e por que o diabo só tentou a Jesus no final? Porque Ele já estava fraco, mas o Espírito já estava fortalecido, e por isso a resposta foi que nem só de pão vivera' o homem.
Quando o cristão faz o jejum de 3 dias, tem que tomar cuidado para não cometer o pecado da gula, pois sai com tanta fome que pode acontecer isso, porem deve se ter ordem no terminar do jejum também, comece com algo leve, uma sopa, um copo de leite, sem gula, mas após esses 3 dias, o seu corpo deve se reacustumar com a comida.
Em Daniel 10:3 nos diz: " Manjar, desejável não comi, nem carne, nem vinho entraram na minha boca, nem me ungi com unguento, ate que se cumpriram as 3 semanas."
Esse versículo nos descreve o jejum parcial, era comum Daniel jejuar, porem aqui nessa passagem não conseguimos identificar o motivo do jejum, porem foi parcial, tem como objetivo o tomar de uma decisão. Por tanto você deve saber primeiramente o que você vai jejuar, qual o motivo do seu sacrificio
Você precisa preparar e saber pelo qual motivo estará jejuando.
Ester 4:16 " Vai, e ajunta todos os judeus que se acharem em Susa, e jejuei por mim, e não comais nem bebais por três dias, nem de dia e nem de noite, e eu e as minhas mocas também jejuaremos, e assim irei ter com o rei, ainda que não e' segundo a lei, e perecendo, pereço.
Aqui então nos descreve o jejum absoluto, um jejum de três dias, sem comer e sem beber, era uma situação drástica, todos iriam morrer, então pediram ao rei, esse periodo de 3 dias, para pedir a Deus que tivesse misericórdia do povo, orando e jejuando.
Um pessoa que estaria jejuando durante 3 dias, sem comer e sem beber, poderia pegar espada e lutar? Com certeza não, mas o Espírito estava fortalecido, estavam cheios de Deus e sabiam que a forca estava vindo de Deus. Espere em Deus irmão.
O jejum não tem poder sem a oração, a questão não esta no jejum,e sim na forma como você jejua, o coração de Deus e' movido devido ao seu coração, de como você tem sacrificado, feito o seu jejum e entregue o seu jejum. O que muda no jejum, primeiramente e' a sua pessoa, e' você que se sacrifica, que se fortalece espiritualmente, que busca e se achega mais a Deus, pois vai forma que você se aproxima e se relaciona com Deus no decorrer desse período. No jejum vemos o quanto nosso corpo e' fraco e o quanto nosso Espírito se encontra mais com Ele, de quanto mais buscamos, mais queremos nos aproximar a Deus.
O jejum jamais será maior que o nome de Jesus, o nome de Jesus e' suficiente para qualquer causa, no texto original da Bíblia, não esta escrito a passagem que diz, que existem castas de demónios que só saem com jejum e oração, não isso não existe, Jesus e' fortemente poderoso para expulsar qualquer demónio, o nome dele e' suficiente para isso.
O jejum e' para a sua própria necessidade, para você se abdicar de sua carne, de seu próprio eu, de quebrantar seu coração, de sacrificar a sua pessoa para apenas se achegar e glorificar o nome de Deus.
Não e' como você jejua, não e' o tempo, não e' no muito pedir, mas da forma como se pede, não pense você que pode pressionar a Deus, que você vai questionar o tempo que já esta pedindo, mas deve ser feito com reverencia para falar com Ele, devemos trata-lo com carinho e respeito.
A oração do Pai nosso, começa com Jesus exaltando a Deus, glorificando a Deus, e assim devemos fazer também no nosso pedido de jejum, exalte ao teu Deus, deixe seu espírito falar com Ele, mas glorifique e exalte o nome do nosso Senhor.
Não há Deus como o nosso Deus, podemos errar, pecar, falhar, entristecer, mas Ele continua a nos amar, Ele e' tremendo e maravilhoso, não existe nenhum Deus como o nosso. Ele nos ama e tem algo muito especial, para realizar em nossa vida.
Jesus e' lindo, morreu por nossos pecados, pagou o preço com sangue, para que pudéssemos hoje ser livres e glorificar o nome Dele.
Se você tiver com o coração endurecido, cm raiva por estar em jejum, ter que ficar sem seu café diário, com meio a reclamação, não faca jejum, pois não vai adiantar de nada, jejuam e' algo espiritual, para glorificar a Deus, se for para fazer de qualquer maneira e em meio a ira, não realiza. Coloque em sua mente, que não e' o quanto jejua, mas a forma que você vai jejuar, e' para estar em comunhão com Deus, ore com sabedoria e da parte do Espírito, Deus sabe que e' sacrificante, que você deve trabalhar o dia todo com fome, fazendo sacrifico a sua carne, Deus vai te atender amado. Jejum deve ser feito de o por do sol de hoje ate o por do sol de amanha.
A palavra de Deus nos diz, que devemos buscar a Deus de madrugada, colocando nossa cara no pó, joelhos no chão, prostrados para nos buscar a Deus. Muitas das vezes não recebemos aquilo que temos buscados, mas Deus sabe de todas as coisas, Ele prefere você chorando agora, do que você receber a benção e chorar la no final. Ele sabe qual o momento certo para você receber a benção, nosso Deus e' soberano.
Zacarias 7: 4-5" Então a palavra do Senhor dos Exércitos, veio a mim, dizendo: Fala a todo o povo dessa terra e aos sacerdotes dizendo: Quando jejuastes e pranteastes, no quinto e no sétimo mês, durante estes setenta anos, jejuastes vos a mim, mesmo para mim?
Aqui Deus pergunta ao povo se eles jejuaram mesmo para Ele, porque para Deus não teve valor, novamente nos prova que não e' o jejum em sim, mas a forma que jejua, aqui diz que eles prantiaram, e' mais do que chorar, e' realmente se derramar em lágrimas e Deus vem e pergunta se foi para Ele ou para eles mesmos. As vezes você quer provar para si mesmo que e' capaz de se sacrificar e fazer o jejum, mas você deve entender que e' para Ele e para glorificar o nome Dele.
Mateus 6:16-18 " E quando jejuardes, não vos mostreis contristados como os hipócritas, porque desfiguram o rosto, para que aos homens pareça que jejuam. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. Porem tu, quando jejuardes, unge a cabeça e lava o teu rosto. para que não pareceres aos homens que jejuas, mas sim a teu Pai, que esta oculto, e teu Pai, que vê o que esta oculto, te recompensara'." 
Ninguém precisa saber que você esta jejuando, isso e' entre você e Deus, os hipócritas fazem isso na rua, para que seja visto pelos olhos humanos, de forma a exaltar o homem que esta fazendo, mas deve ser feito em secreto, pois Deus vai te recompensar de forma publica. Deus vai te recompensar, aguarde, jejum e' entre você e Deus. E' algo serio, deve se saber como sera' feito, acompanhado de oração e de busca da palavra de Deus. Se for fazer o jejum de 3 dias, se prepare antes, busque do Espírito Santo se e' isso que deve ser feito, fique ligado com Deus, sem comer e sem beber. O Espírito Santo vai te incomodar para fazer o jejum e te dar a devida direção para. Não esta no muito jejuar, não esta no muito buscar, não esta no muito orar, mas tudo sim esta na forma de como você faz. Não deixe de jejuar, de orar, de buscar de Deus, Ele vai operar milagres através de suas orações, de seu sacrifício. Não faca por sua vaidade, mas com direção do Espírito Santo e veremos o Céu se abrir por no's.

Que Deus te abençoe e te guarde, fique firme com Jesus, a sua volta não demora. Mensagem pregada pelo nosso Pastor Luiz Henrique de Oliveira Senior pastor da Piebhawaii no dia 05 de Outubro de 2011, culto noturno.